Você é MEI e está em débito com a Receita Federal? Atenção! Este é um assunto muito sério e pode impactar diretamente o funcionamento do seu negócio.
Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2024, a Receita Federal disponibilizou, no DTE-SN (Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI), os Termos de Exclusão do SIMEI. Esse sistema foi criado para simplificar o recolhimento de tributos dos Microempreendedores Individuais, sobretudo, o descumprimento de alguns requisitos pode levar à exclusão.
Por que os MEIs podem ser excluídos?
A exclusão do Simples Nacional ocorre quando há irregularidades. Confira as principais causas:
Ultrapassar o limite de faturamento anual permitido para MEIs.
Exercer atividade não permitida nessa categoria.
Apresentar pendências fiscais não regularizadas.
Se você recebeu o termo, é crucial agir rapidamente. A exclusão terá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2025, e regularizar sua situação quanto antes pode evitar problemas futuros.
Como verificar se você foi excluído do Simples Nacional?
Para descobrir se você recebeu o Termo de Exclusão, siga este passo a passo:
Siga as instruções no site e guarde o código com segurança, afinal ele será necessário para futuros acessos.
Faça login no sistema:
Insira o CNPJ, o CPF do responsável e o código de acesso.
Navegue até o DTE-SN:
Clique em Continuar > Comunicações > Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI.
Verifique o Termo de Exclusão:
Se houver um termo, ele aparecerá nessa área.
O que fazer se você recebeu o termo?
Se você está em débito e foi notificado, confira o motivo da exclusão e, se possível, regularize sua situação. Isso evitará que a exclusão se concretize e permitirá que você continue operando como MEI.
Funcional Contábil está aqui para ajudar!
Se você tem dúvidas ou precisa de orientação sobre como proceder, conte com o Funcional Contábil! Nosso escritório de contabilidade em Limeira está preparado para ajudar MEIs a regularizarem sua situação fiscal e manterem seus negócios em dia.
O contribuinte MEI deve recolher DIFAL nas aquisições de outro estado?
Sim, de acordo com orientação constante na Resposta à Consulta Tributária, n°23.772/2021, no tocante ao DIFAL o MEI está equiparado ao Simples Nacional, devendo recolher nos termos […]
Entrou dinheiro em sua conta e você está em dúvida se precisa emitir documentos fiscais? Essa matéria é para você! Primeiramente é importantíssimo você saber que a […]
Objetivo e funções de um escritório de contabilidade
Objetivo e funções de um escritório de contabilidade. Um escritório contábil fornece serviços de contabilidade e gerencia as finanças de uma empresa. Suas responsabilidades incluem registrar contas, […]