Bem-vindo ao site do Funcional Contábil, o escritório que se preocupa com a empresa de seus clientes.

O que é Salão Parceiro e como ele pode ser útil?

Data: 09.08.2022 | Categoria: Simples Nacional
Salão Parceiro, o que é e como funciona?

Você que possui um salão de beleza e quer reduzir os custos, precisa conhecer a solução que o Salão Parceiro te oferece. Portanto, fique com a gente até o final da matéria e conheça os benefícios.

Primeiramente, se você segue o Funcional Contábil nas redes sociais já sabe que procuramos sempre divulgar as melhores soluções para o seu negócio. Seja em solução contábil, que é a nossa especialidade, ou compartilhando dicas e novidades que possam lhe servir em algum momento.

Dito isso, a matéria de hoje é dedicada à Lei 13.352 de 27/10/2016, mais conhecida como a Lei do Salão Parceiro.

Como o próprio nome diz, a função deste recurso é beneficiar os profissionais de salão de beleza.

Como isso é possível?

Você que possui um salão de beleza em Limeira ou em qualquer cidade do Brasil pode fazer parcerias com outros profissionais que sejam da mesma área de atuação, dividindo o mesmo espaço, sem a necessidade que sejam sócios ou colaboradores celetistas (CLT).

Profissionais como: Cabeleireiros, Barbeiros, Esteticistas, Manicures, Pedicures, Depiladores e Maquiadores, fazem parte dessa lista.

Como resultado, o contrato de Salão Parceiro regulariza a situação dos salões de beleza de maneira positiva para ambos os lados, reduzindo a preocupação com problemas futuros, como por exemplo: reclamações por vínculo empregatício.

Uma solução correta, legal e extremamente simples de resolver!

Como faço para me tornar um Salão Parceiro?

Para isso, é necessário constituir o seu CNPJ como empresa normal, podendo ser optante pelo Simples Nacional.

Já os profissionais parceiros, podem constituir uma empresa MEI (Micro Empreendedor Individual).

A partir daí, começa a parceria!

Dica importantíssima:

Para que a parceria seja saudável, é de extrema importância elaborar um contrato entre o Salão e o Profissional Parceiro, consequentemente fazer a homologação no Sindicado da Categoria.

Salão x Profissional Parceiro, qual a responsabilidade de cada um?

O Salão Parceiro será responsável pelos pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades das prestações de serviços do salão de beleza, realizadas pelos Profissionais Parceiros.

Portanto, todo faturamento será centralizado no CNPJ do Salão e os valores serão pagos em forma de comissões para cada profissional.

Impostos:

Já foi dito que para se tornar um Salão Parceiro não é possível ser MEI, como resultado, é necessário recolher imposto sobre o seu faturamento.

Mas calma, não se assuste pois o imposto não é sobre 100% do faturamento.

O Funcional Contábil é um escritório de contabilidade muito preocupado com a saúde do seu negócio e em te oferecer as melhores soluções contábeis, lembra lá do começo da matéria? rs.

Por isso, confira a explicação de como funciona:

Lembra que cada Profissional Parceiro precisa ser MEI?

Pois então, cada profissional vai emitir a sua própria nota do serviço prestado no mês, e essas notas serão emitidas em favor do CNPJ do Salão.

A conta é feita da seguinte forma:

Nota Fiscal Simples Nacional, menos, Nota Fiscal MEI

Ou seja, da nota do Salão é descontado todo o valor que será pago aos Parceiros, sendo assim, o Salão vai recolher somente o imposto que é realmente dele.

Simples, né?

É ainda mais simples quando você pode contar com uma Assessoria Contábil especializada para entender a sua real necessidade e te oferecer as melhores soluções.

O Funcional Contábil é um escritório de contabilidade localizado em Limeira, porém, que pode lhe assessorar de onde você estiver. Clique aqui e fale com a nossa equipe!

Veja também

15
jan

Devolução ou recusa de Nota Fiscal Eletrônica

Devolução ou recusa de Nota Fiscal Eletrônica. O que fazer ao identificar algum erro na NF-e na emissão ou recebimento da mesma e quando recusar o recebimento. […]

Leia Mais
09
nov

O que acontece se eu estourar o limite do MEI?

Uma pergunta muito frequente aqui no Escritório Funcional Contábil é: O que acontece se eu estourar o limite do MEI? E por acreditar que essa possa ser […]

Leia Mais
13
jun

Errei a Nota Fiscal Eletrônica. O que fazer?

Se você errou na hora de emitir a sua nota fiscal eletrônica e não sabe como corrigir o erro, fique tranquilo, isso é mais comum do que […]

Leia Mais